Nódulos da Tireoide – Desmistificando

Antes de mais nada, temos uma mensagem para você, que teve o diagnóstico de um nódulo de tireoide e ficou muito angustiada(o) e com medo. Antes de mais nada, fique tranquila(o). Os nódulos tireoidianos são muito frequentes em toda a população, em especial nas mulheres, e apenas uma pequena proporção deles são malignos. Assim também, quando bem conduzidos e oportunamente tratados, o câncer de tireoide tem um potencial de cura muito elevado. Dependendo do estágio em que foi diagnosticado, o índice de cura chega a 99% dos casos. Portanto, fique calma(o), conheça um pouco sobre sua doença, procure um especialista e apenas não negligencie porque você muito provavelmente vai ficar curado.

A doença nodular da tireoide, também conhecida como Bócio Nodular, é ocasionada por diferentes causas. Na grande maioria das vezes são tumores benignos. Entretanto, como podem também ser tumores malignos, devem ser bem avaliados para permitir um tratamento adequado e oportuno.

A presença de um ou mais nódulos na tireoide aumenta com o passar dos anos e, para se ter uma ideia, especialmente entre a mulheres, 60% da população apresentará ao chegar aos 60 anos!! Já imaginou isso na população brasileira com cerca de 210.000.000 (duzentos e vinte milhões) de pessoas?

Por outro lado, a incidência de câncer de tireoide na população geral é cerca de 8.000 casos por ano (0,004%) e a mortalidade por câncer de tireoide fica em cerca de 600 casos por ano (0,0003%). Além disso, a maior parte desses casos que evoluem mal e levam a morte, infelizmente, são de pessoas que não tomaram cuidados necessários oportunamente. Na maior parte das vezes por dificuldade de acesso a uma medicina de qualidade. (Esses números calculados são deduzidos de dados estatísticos dos EUA)

Na avaliação destes nódulos dois exames são fundamentais. A Ultrassonografia e a Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF). A ultrassonografia dá informações importantes e estratifica o risco de ser maligno. Muito útil, então, para indicar a necessidade de aprofundar a pesquisa e realizar a punção.

Entretanto, são exames que precisam ser sempre bem interpretados, por bons especialistas com experiência no acompanhamento destes tumores. Muitas vezes os resultados podem confundir e precipitar condutas médicas desnecessárias ou postergar procedimentos mais urgentes.


Foto: Pessoas foto criado por bearfotos – br.freepik.com


Nas próximas apresentações vamos falar sobre a Ultrassonografia e da Punção de Tireoide

Agendar
Precisa de ajuda para agendar?